Rederivação de linhagens de camundongos por transferência embrionária para obtenção de colônias livres de patógenos específicos (SPF)

Main Article Content

Ana Tada Fonseca Brasil Antiorio
Sílvia Maria Gomes Massiron
Márcio Augusto Caldas Rocha Carvalho
Cláudia Madalena Cabrera Mori

Abstract

O Biotério de Camundongos do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB/USP) é adaptado para manter a colônia de criação em condições livre de patógenos específicos (SPF) por meio de barreiras sanitárias restritas. Todos os materiais e insumos utilizados dentro do biotério devem ser esterilizados por meios físicos ou químicos. Linhagens recebidas de outros biotérios devem passar pelo processo de rederivação por transferência embrionária, que é um método utilizado para se eliminar patógenos de colônias de roedores de laboratório. A transferência embrionária é um procedimento padrão utilizado para se rederivar linhagens de camundongos em biotérios mantidos sob condições SPF, sendo uma prática empregada para evitar a transmissão vertical de infecções pós-implantacionais. O presente trabalho relata o resultado da implantação da técnica de rederivação por transferência embrionária no biotério de camundongos do Departamento de Imunologia do ICB/USP

Article Details

How to Cite
ANTIORIO, A. T. F. B.; MASSIRON, S. M. G.; CARVALHO, M. A. C. R.; MORI, C. M. C. Rederivação de linhagens de camundongos por transferência embrionária para obtenção de colônias livres de patógenos específicos (SPF). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 14, n. 1, p. 53-54, 3 Jun. 2016.
Section
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI