Inquérito sorológico da leptospirose em animais domésticos de propriedades rurais da Ilha do Marajó - região amazônica, Brasil

Main Article Content

A. M. G. Negrão
E. C. M. Barra
E. D. L. Rodrigues
T. C. Brito
T. P. C. Moura
F. A. B. Junior
A. R. Casseb

Abstract

Foi realizado o inquérito sorológico da leptospirose em quatro propriedades rurais de criação extensiva e aptidão mista, localizadas no município de Soure, Arquipélago do Marajó, Estado do Pará, Região Amazônica, que continham 1.020 animais (427 bubalinos, 420 bovinos, 107 equinos e 66 caninos) de ambos os sexos, com idades variando entre seis meses e oito anos, sem histórico de doenças reprodutivas e não submetidos à vacinação contra a leptospirose. A técnica utilizada foi a soroaglutinação microscópica com uma coleção de antígenos composta por 20 sorovares de leptospiras vivas. Triagem na diluição 1:100 da mistura soro-antígeno e titulação em uma séria de diluições geométricas de razão dois. O título da reação foi considerado como a recíproca da maior diluição, no qual foi observado 50% de leptospiras aglutinadas por campo microscópico. Houve positividade em todas as propriedades rurais trabalhadas e em todas as espécies de animais examinadas. Do total de animais testados, 38,14% foi reagente a pelo menos um sorovar. Quanto às espécies de animais, os bubalinos apresentaram 40,2% de positividade, seguido dos bovinos com 39,5%, caninos com 34,8% e por último os equinos com 26,1%. Os sorovares mais frequentes foram Hardjo (28%); Icterohaemorrhagiae (22%); Bratislava (14%); Castellonis (9,7%); Grippotyphosa (9%); Pyrogenes (5,6%) e Pomona (5%). Quanto à titulação, o título máximo, 400, foi obtido com o sorovar Hardjo, em 22 amostras de bovinos de duas propriedades rurais. Para os outros sorovares reagentes, só foi encontrado o título 100. Conclui-se que a leptospirose animal é endêmica em propriedades rurais marajoaras, prevalecendo a reatividade para os sorovares Hardjo e Icterohaemorrhagiae, conferindo potencial de risco para outros animais e o homem da região Amazônica. 

Article Details

How to Cite
NEGRÃO, A. M. G.; BARRA, E. C. M.; RODRIGUES, E. D. L.; BRITO, T. C.; MOURA, T. P. C.; B. JUNIOR, F. A.; CASSEB, A. R. Inquérito sorológico da leptospirose em animais domésticos de propriedades rurais da Ilha do Marajó - região amazônica, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 14, n. 2, p. 93-93, 29 Aug. 2016.
Section
CONSENSOS BRASILEIROS EM LEPTOSPIROSE ANIMAL 2015