Portaria municipal nº 641/2016 – SMS.G – aprova o regulamento técnico sobre as condições higiênico- -sanitárias e boas práticas para estabelecimento e serviços veterinários no município de São Paulo

Main Article Content

V. D. S. Rolim
V. G. Tommaso
H. D. Benedetto
S. R. M. Murayama
C. P. Ferreira
N. M. B. F. Dias

Abstract

Introdução: A equipe de Vistoria Zoossanitária do Centro de Controle de Zoonoses, com base nas atividades de fiscalização de estabelecimentos e serviços veterinários, observou falta de conhecimento dos médicos-veterinários referente à legislação nos aspectos higiênico-sanitário, documental e estrutural. A fim de contribuir para a atuação do responsável técnico e minimizar riscos à saúde dos profissionais, proprietários e animais foi elaborada a Portaria Municipal nº 641/2016 – SMS.G. Método: Considerando o Manual da ANVISA de Referência Técnica para o funcionamento dos Serviços Veterinários e demais legislações pertinentes, foi elaborado o referido regulamento técnico, submetido à consulta pública por 60 dias e publicado no Diário Oficial do município de São Paulo em 9/4/2016, entrando em vigor após 90 dias. A Portaria dispõe sobre: definições de estabelecimentos e serviços veterinários; classificação das áreas de risco potencial para a transmissão de infecções; documentação; condições mínimas de edificação e instalações; equipamentos, móveis e utensílios; procedimentos de higienização; condições de recebimento e armazenamento de produtos e medicamentos; distribuição, exposição para venda e consumo; destino de efluentes e plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde; notificação e controle de zoonoses; saúde ocupacional. Discussão: A atuação da Vigilância em Saúde nos estabelecimentos e serviços veterinários visa principalmente às adequações das questões sanitárias relacionadas à prevenção de riscos e agravos à saúde humana; limpeza e higiene do local; proteção do meio ambiente; condições de exposição ambiental e ocupacional para as radiações ionizantes; fiscalização de Plano de Gerenciamento para resíduos químicos e infectantes e condições dos medicamentos de linha humana com registro no Ministério da Saúde. É importante ressaltar também a necessidade de constante aperfeiçoamento das ações de vigilância em saúde, visando à proteção da saúde da população e considerando as peculiaridades locais. Conclusão: O presente regulamento aborda as questões relativas ao risco sanitário e fornece diretrizes para garantir a prestação de serviço com maior segurança sanitária ao profissional, proprietário e animal, além de uniformizar a atuação da equipe de vigilância no município e organizar as informações relativas ao serviço para os usuários. 

Article Details

How to Cite
ROLIM, V. D. S.; TOMMASO, V. G.; BENEDETTO, H. D.; MURAYAMA, S. R. M.; FERREIRA, C. P.; DIAS, N. M. B. F. Portaria municipal nº 641/2016 – SMS.G – aprova o regulamento técnico sobre as condições higiênico- -sanitárias e boas práticas para estabelecimento e serviços veterinários no município de São Paulo. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 14, n. 3, p. 54-54, 21 Dec. 2016.
Section
CONPAVET ABSTRACTS