Caracterização da resistência aos antimicrobianos de Streptococcus spp. Isolados de mastite bovina no hospital veterinário de Uberaba, estado de Minas Gerais, Brasil

Main Article Content

W. A. Oliveira
J. P. Santos
A. Ferreira Júnior
E. R. Bittar
J. F. F. Bittar
S. C. Brasão

Abstract

A mastite bovina é uma enfermidade infecciosa que pode ser causada por diferentes agentes bacterianos. Essa doença é comumente diagnosticada em bovinos de aptidão leiteira de criação intensiva. Apesar de vários antimicrobianos estarem disponibilizados para o tratamento da mastite bacteriana, a resistência dos microrganismos responsáveis por essa infecção tem aumentado em decorrência do uso indiscriminado e inadequado de tais produtos. O presente trabalho foi delineado para: (i) isolar Streptococcus spp. do leite de vacas com mastite criadas na região de Uberaba, Estado de Minas Gerais, Brasil e (ii) identificar os antimicrobianos para os quais as bactérias apresentam maior sensibilidade ou resistência in vitro. As amostras de leite foram cultivadas em Ágar Sangue e em Ágar MacConkey e incubadas em condições de aerobiose a 37ºC, por 24 a 72 horas. As placas com crescimento bacteriano tiveram suas colônias identificadas por suas características morfológicas, tintoriais e bioquímicas. O Teste de Susceptibilidade aos Antimicrobianos (TSA) foi realizado com o emprego do método Kirby-Bauer de difusão em disco. O padrão intermediário de suscetibilidade foi classificado como resistente. Foram obtidos 68 isolados bacterianos puros de Streptococcus spp. No TSA, os melhores resultados de sensibilidade foram observados para a associação Amoxicilina + Ácido Clavulânico (97,1%; 66/68), Ceftiofur (95,6%; 65/68) e Ampicilina (89,7%; 61/68). Para Penicilina, 76,5% (52/68) dos isolados apresentaram sensibilidade. A resistência das bactérias foi detectada mais frequentemente para Neomicina (80,9%; 55/68) e Gentamicina (76,5%; 52/68). Foi constatada resistência de 69,12% (47/68) das bactérias para Tetraciclina e de 50% (34/68) para Enrofloxacina. Amoxicilina + Ácido Clavulânico, Ceftiofur e Ampicilina demonstram eficácia in vitro para terapia da mastite estreptocócica da região de Uberaba, Estado de Minas Gerais, Brasil.

Article Details

How to Cite
OLIVEIRA, W. A.; SANTOS, J. P.; FERREIRA JÚNIOR, A.; BITTAR, E. R.; BITTAR, J. F. F.; BRASÃO, S. C. Caracterização da resistência aos antimicrobianos de Streptococcus spp. Isolados de mastite bovina no hospital veterinário de Uberaba, estado de Minas Gerais, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 14, n. 3, p. 83-84, 21 Dec. 2016.
Section
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE