Atendimento de um filhote de macaco-prego (Cebus libidinosus) em Jaguariúna, Estado de São Paulo, Brasil

Main Article Content

J. E. C. Moraes
A. C. A. S. Bengezen
A. L. A. A. Fabiano
M. C. O. Pelisão

Abstract

Jaguariúna é um município localizado na região de Campinas, estado de São Paulo, Brasil, com uma população de aproximadamente 53.069 habitantes, segundo dados do IBGE de 2016. A Secretaria da Saúde e a Defesa Civil do município, são responsáveis por solucionar as demandas com animais. Em janeiro deste ano, a Defesa Civil atendeu
uma ocorrência de um primata não humano próximo a uma empresa da cidade. Sob instruções do médico-veterinário
da Saúde, o animal foi imediatamente resgatado. O animal, um filhote de macaco-prego (Cebus libidinosus), foi encaminhado a uma clínica veterinária credenciada pela prefeitura de Jaguariúna. Com o risco da febre amarela, existente atualmente no Brasil, foram tomados todos os cuidados tanto para a proteção do pequeno macaco-prego quanto para a proteção dos contactantes. Foi efetuada a notificação e preenchida a ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). O ambiente onde o animal ficou alojado foi dotado de telas protetoras para evitar o contato com mosquitos e outros animais. Os humanos contactantes usaram repelentes para insetos. O animal passou a receber cuidados intensivos e foi constatado que ele estava debilitado, mas não doente. O filhote, com um mês de idade, recebeu um urso de pelúcia para substituir e suprir a falta da mãe; alimentação a cada duas horas, incluindo o período noturno; e fralda descartável para a manutenção de sua higiene. Os profissionais envolvidos priorizaram a vida do animal dentro de preceitos éticos, prevalecendo a prudência em relação a epizootia e não diminuíram os cuidados e o atendimento médico ao animal.

Article Details

How to Cite
MORAES, J. E. C.; BENGEZEN, A. C. A. S.; FABIANO, A. L. A. A.; PELISÃO, M. C. O. Atendimento de um filhote de macaco-prego (Cebus libidinosus) em Jaguariúna, Estado de São Paulo, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 15, n. 3, p. 56-56, 1 Mar. 2017.
Section
VIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO