Avaliação neurocomportamental de danio rerio intoxicados por arseniato de sódio e tratados com Arsenicum album ultradiluído

Main Article Content

V. R. L. Chaulet
K. L. T. Cappelli
C. B. Feitosa
C. M. Santos
R. A. Santos
H. C. Vieira
C. P. Coelho

Abstract

Vários estudos indicam que o zebrafish representa um modelo experimental útil e de fácil execução. A poluição ambiental causada por resíduos de metais pesados é muito relevante devido ao amplo uso desses metais em processos industriais e agrícolas, fazendo muitos efluentes chegarem ao meio ambiente sem qualquer tipo de tratamento. O arsênio altera parâmetros comportamentais e funções das ectonucleotidases cerebrais no zebrafish (BALDISSARELLI et al., 2012). A exposição crônica a arsênio tem sido associada a sérios riscos à saúde humana. Este trabalho estudou as alteraçõ es comportamentais induzidas pelo arsênio no zebrafish (Danio rerio), por meio da análise da atividade locomotora e de parâmetros relacionados à ansiedade, para verificar se substâncias ultradiluídas seriam capazes de atenuar os efeitos neurocomportamentais e diminuir os efeitos tóxicos causados nos peixes. Peixes zebrafish foram mantidos em aquários de manutenção, com temperatura e pH controlados, até o momento do experimento toxicológico. Os animais foram expostos por 96h ao composto arseniato de sódio (Na2HAsO4) na concentração de 5 mg/L de água dos aquários (BALDISSARELLI et al., 2012). Cada grupo foi constituído por oito animais, que receberam: a) Arsenicum album 6cH; b) Arsenicum album 30cH; e c) solução aquosa inerte (controle positivo). Os medicamentos foram preparados em água destilada, segundo a Farmacopeia Homeopática Brasileira, e o experimento foi realizado em cego. O controle branco (controle negativo) não recebeu arsênico nem medicamentos. Todos os tratamentos homeopáticos foram instituídos cinco dias antes do término do experimento (portanto, os animais já estavam expostos à medicação inserida na água do aquário no dia que antecedeu a exposição).

Article Details

How to Cite
CHAULET, V. R. L.; CAPPELLI, K. L. T.; FEITOSA, C. B.; SANTOS, C. M.; SANTOS, R. A.; VIEIRA, H. C.; COELHO, C. P. Avaliação neurocomportamental de danio rerio intoxicados por arseniato de sódio e tratados com Arsenicum album ultradiluído. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 16, n. 2, p. 81-82, 3 Dec. 2018.
Section
8TH AMVHB VETERINARY HOMEOPATHY CONGRESS