Determinação do parasita anisaquídeo em pescada (Cynoscion spp.) como ponto crítico de controle na cadeia produtiva do pescado comercializado na baixada santista

Main Article Content

M. V. Rodrigues
C. Del Fava
A. C. A. Pérez

Abstract

A anisaquíase é uma zoonose causada por nematódeos ascarídeos, tendo estágios larvais em hospedeiros aquáticos. Tendo em vista a importância da anisaquíase como zoonose e o risco de sua transmissão por meio do consumo do pescado cru, necessita-se avaliar o ponto crítico da cadeia produtiva do pescado com a finalidade de sugerir ações corretivas e, com isso, garantir um alimento inócuo para consumo. Visando à determinação desse ponto crítico de controle, objetivou-se verificar a presença de anisaquídeos em pescada comercializada na Baixada Santista (Bertioga, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Vicente) associando técnicas parasitológicas e histopatológicas como ferramentas auxiliares para o inspetor de pescado. Observou-se que 52,17% (48/92) das amostras estavam parasitadas por espécies de anisaquídeos, sendo 67,30% (35/52) de Contracaecum sp., 30,76% (16/52) de Anisakis sp. e 3,84% (2/52) de Pseudoterranova sp., obtendo maior prevalência no mesentério, seguido de musculatura, fígado e estômago. Foram detectados 9,61% (5/52) de cestódeos da ordem Trypanorhyncha. As lesões histopatológicas mais observadas foram presença de melanomacrófagos e infiltrado inflamatório mononuclear, que estão associados a um processo infeccioso. Também se visualizou que 66,66% (2/3) da musculatura parasitada não estavam envoltas por tecido conjuntivo, indicando evisceração inadequada, afirmando ser um ponto crítico de controle. Concluiuse que os consumidores devem ser alertados para o risco da anisaquíase e que deve ser feita a inspeção associada à análise histopatológica, tendo em vista que esta detectou 79,34% (73/92) de parasitos pela microscopia e 52,17% (48/92) pela macroscopia, com o intuito de garantir um alimento inócuo para consumo. 

Article Details

How to Cite
RodriguesM. V.; Del FavaC.; PérezA. C. A. Determinação do parasita anisaquídeo em pescada (Cynoscion spp.) como ponto crítico de controle na cadeia produtiva do pescado comercializado na baixada santista. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 9, n. 2, p. 32-32, 11.
Section
CONPAVET ABSTRACTS