Avaliação endoscópica da ocorrência da hemorragia pulmonar induzida pelo exercício em cavalos de polo na cidade do Rio de Janeiro

Main Article Content

J. N.P. Pereira
K. M. Silva
M. L.L.A. Jorge
A. Gonçalves
E. Grossi
N. X. Alencar
D. A.B. Lessa

Abstract

O polo é um dos mais antigos esportes equestres, tendo sido introduzido no Brasil na década de 1920. É uma modalidade de esforço físico intenso, onde os animais desenvolvem alta velocidade. O aparelho respiratório é fundamental para a saúde e bom desempenho atlético dos equinos, sendo os processos mórbidos nesse sistema responsáveis por prejuízos orgânicos e econômicos consideráveis. Dentre as enfermidades de maior importância do trato respiratório equino, está a Hemorragia Pulmonar Induzida pelo Exercício (HPIE). A HPIE é caracterizada pela presença de sangue nas vias aéreas proveniente dos capilares alveolares após o exercício, sendo comumente associada à corrida, mas também observada em cavalos de salto, rodeio e polo. A hpie é uma das maiores causas de queda de performance no cavalo atleta e a influência no rendimento é proporcional ao grau de sangramento.

Article Details

How to Cite
PEREIRA, J. N.; SILVA, K. M.; JORGE, M. L.; GONÇALVES, A.; GROSSI, E.; ALENCAR, N. X.; LESSA, D. A. Avaliação endoscópica da ocorrência da hemorragia pulmonar induzida pelo exercício em cavalos de polo na cidade do Rio de Janeiro. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 9, n. 1, p. 58-58, 11.
Section
CABALLIAN ABSTRACTS