Ocorrência de Ehrlichia sp. E Babesia sp. Em cães sintomáticos atendidos no hospital veterinário FIMCA, Porto Velho- RO, Brasil

Conteúdo do artigo principal

T. V. Lopes
L. V. Govea
S. W. M. Rodrigues
S. E. Filho
L. R. V. M. Junior
M. G. Carvalho
A. P. Motta
S. Pires
S. V. Schons
M. O. Nobre

Resumo

As hemoparasitoses são muito comuns na clínica de pequenos animais, e ocasionam doenças graves, inclusive com risco de vida. Podem ser causadas por protozoários ou bactérias e são transmitidas aos animais pela picada de ectoparasitas, como pulgas e carrapatos. Provocam o desenvolvimento de anemia, leucopenia e/ou trombocitopenia dentre outros sinais. A Ehrlichia sp. e Babesia sp são os patógenos que mais se destacam pelos danos que ocasionam a saúde dos animais de companhia. O presente trabalho avaliou a frequência de ocorrência de cães, acometidos por Ehrlichia sp. e Babesia sp. entre os animais atendidos no Hospital Veterinário das Faculdades Integradas Aparício Carvalho, na cidade de Porto Velho, RO.

Detalhes do artigo

Seção

RESUMOS CONPAVET

Como Citar

Ocorrência de Ehrlichia sp. E Babesia sp. Em cães sintomáticos atendidos no hospital veterinário FIMCA, Porto Velho- RO, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 88–88, 2016. Disponível em: https://revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/28948. Acesso em: 5 dez. 2025.