Projeto em andamento: concentrações de mercúrio em sangue de tartarugas verdes (Chelonia mydas) capturadas na costa brasileira: resultados preliminares

Conteúdo do artigo principal

Fabiola Eloisa Setim Rossi Prioste
Silmara Gattamorta
Marco Aurélio Queiroz
Mariana Ramos Alcala
Marina Molinas Souza
Vanessa Cristina de Oliveira
Fernando Barbosa JR
Eliana Reiko Matushima

Resumo

A Chelonia mydas é uma tartaruga marinha com ampla distribuição global, ocupando mares entre 40oN e 40oS de latitude. A espécie é considerada ameaçada de extinção pela International Union for Conservation of Nature e vulnerável pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade. A diminuição de suas populações tem sido atribuída ao desenvolvimento da costa litorânea, captura incidental na pesca, consumo humano, mudanças climáticas, poluição e patógenos. Muitos estudos tem sido conduzidos nestes animais para detectar e mensurar metais tóxicos, assumindo-se que os mesmos tenham um papel relevante na redução das populações. Neste contexto, o presente trabalho determinou a concentração de mercúrio, elemento altamente tóxico em todos os vertebrados capturados.

Detalhes do artigo

Seção

SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI

Como Citar

Projeto em andamento: concentrações de mercúrio em sangue de tartarugas verdes (Chelonia mydas) capturadas na costa brasileira: resultados preliminares. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 61–61, 2016. Disponível em: https://revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/31049. Acesso em: 5 dez. 2025.