Efeito da inclusão de ácido ricinoleico proveniente do óleo de mamona (Ricinus communis l.), sobre a digestibilidade aparente de cavalos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

P. C. Gil
T. N. Centini
R. Françoso
J. R. Gandra
A. A. Gobesso

Resumo

A alimentação representa, na criação de equinos, elevado custo, constituindo um dos principais fatores para o sucesso da criação. O arraçoamento dos equinos deve ser feito com base na fisiologia digestiva para obter melhor eficiência alimentar e, desse modo, evitar transtornos gastrointestinais (WOLTER, 1977). O éster de ácido ricinoleico do óleo de mamona (Ricinus communis) tem demonstrado ser eficiente no controle de micro e ectoparasitas. Estudos recentes do uso de não poluentes de ésteres demostraram que eles atuam na hidrólise de sacarídeos e na dissolução de lipídeos em diferentes sistemas biológicos (LEONARDO et al.,2001; FERREIRA et al., 2002; MANDELBAUM et al., 2003). 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GIL, P. C.; CENTINI, T. N.; FRANÇOSO, R.; GANDRA, J. R.; GOBESSO, A. A. Efeito da inclusão de ácido ricinoleico proveniente do óleo de mamona (Ricinus communis l.), sobre a digestibilidade aparente de cavalos. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 10, n. 1, p. 82-82, 11.
Seção
RESUMOS CABALLIAN