Casuística em dermatopatias no ambulatório veterinário do instituto homeopático e de práticas integrativas no período de 2004 a 2011

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

L. P. Iglesias
D. P. Martins
C. Y. Kanayama
T. T. Nader

Resumo

A homeopatia é um recurso terapêutico baseado no princípio hipocrático Similia similibus curantur, o semelhante cura o semelhante, isto é, a doença pode ser tratada por meio da administração de princípios ativos que induzam, num animal saudável, sintomas semelhantes aos provocados pela doença (HAHNEMANN, 2008). A homeopatia pode ser prescrita em diversas situações clínicas, como única opção, ou como complementar de diferentes terapêuticas, visando promover a saúde animal (BENEZ et al., 2002; PEREIRA, 2012). A prática de medicina complementar e alternativa aborda o indivíduo “inteiro”: a vitalidade do corpo e sua influência na saúde e doença, a mobilização de recursos próprios do organismo para se curar e tratamento das causas subjacentes à doença (BUDGIN; FLAHERTY, 2013). A dermatologia é uma das áreas de grande importância em diversos estudos na clínica médica-veterinária. Os animais são acometidos por afecções de origens infecciosa, alérgica, psicogênica, ou mesmo multifatorial, que devem ser devidamente identificadas pelo médico-veterinário, e adequadamente tratadas. O tratamento alopático para as doenças da pele é, muitas vezes, demorado, oneroso e deletério, o que desencoraja muitos proprietários e os leva a buscar outras opções, dentre elas, a homeopatia (BARBOSA; DEL NERO; AMBRÓSIO, 2013). Alguns autores relatam o uso da homeopatia em tratamentos de dermatopatias: Torro et al. (2004), na dermatose por lambedura; Hill et al. (2009), com tratamento  homeopático em cães com dermatite atópica; e Ranjan et al. (2014), que relatam o tratamento de demodicose canina sem efeitos adversos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
IglesiasL. P.; MartinsD. P.; KanayamaC. Y.; NaderT. T. Casuística em dermatopatias no ambulatório veterinário do instituto homeopático e de práticas integrativas no período de 2004 a 2011. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 16, n. 2, p. 91-92, 3 dez. 2018.
Seção
8º CONGRESSO DE HOMEOPATIA VETERINÁRIA DA AMVHB