Confirmação radiográfica de predominância de fratura intrarticular do carpo, em relação ao tarso, de cinco cavalos mestiços usados em vaquejadas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

B. C. C. Rodrigues
J. C. S. Souza
P. B. C. Amaral
P. C. Schellin
D. M. Souza
J. E. B. Leite

Resumo

A utilização atlética do cavalo pode desencadear lesões musculares e esqueléticas, e o exame radiográfico assume papel fundamental para o diagnóstico definitivo das fraturas .A rotina de treinamento inadequado, as condições inóspitas, e as falhas na fiscalização possibilitam uma queda no rendimento dos cavalos, comprometendo sua qualidade de vida. Entre os problemas mais comuns encontrados nos animais usados na prática de esportes as fraturas ocupam uma posição de destaque, e a sua ocorrência é consequência do emprego de força exagerada na região afetada, com consequente perda da integridade do composto mineral-matriz óssea .Considerando a importância das fraturas intra-articulares apresentadas por cavalos usados rotineiramente em pistas de vaquejadas, este trabalho relata a ocorrência dessa afecção durante o envolvimento esportivo desse animal e analisa as principais estruturas afetadas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RODRIGUES, B. C. C.; SOUZA, J. C. S.; AMARAL, P. B. C.; SCHELLIN, P. C.; SOUZA, D. M.; LEITE, J. E. B. Confirmação radiográfica de predominância de fratura intrarticular do carpo, em relação ao tarso, de cinco cavalos mestiços usados em vaquejadas. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 17, n. 1, p. 59-60, 8 maio 2019.
Seção
VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM VETERINÁRIO (SINDIV)