Padrão nictemeral ingestivo de novilhas mestiças leiteiras em dietas compostas de coprodutos das indústrias do milho e ácido cítrico

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Camylla Pedrosa Monteiro
Isis da Costa Hermisdorff
André Madeira Silveira
Mayara Fabiane Gonçalves
Isabel Cristina Ferreira

Resumo

O presente trabalho analisou o padrão ingestivo de novilhas mestiças leiteiras alimentadas com dietas compostas de coprodutos da indústria do milho e do ácido cítrico durante um nictêmero. A obtenção de dados referentes ao padrão ingestivo das diferentes dietas dos ruminantes de produção é um instrumento de grande importância para o sistema de pecuária eficiente.Resíduos da indústria de transformação de alimentos podem ser utilizados na nutrição animal, desde que a sua qualidade e viabilidade tenham sido avaliados. O Micélio é o resíduo composto de material celular do fungo Aspergillus niger advindos da fermentação de açucares. O Précoat é um coproduto industrial composto por plantas diatomáceas,utilizado para a filtração e clareamento do xarope de glicose. O Rafinate é o xarope do processo de purificação do ácido cítrico. O FUGM é um coproduto da moagem de milho, para a fabricação de xarope e amido e o FGM é oriundo da mistura da porção fibrosa do milho e pela proteína concentrada do milho.Foram utilizadas 40 novilhas leiteiras mestiças, separadas em quatro tratamentos com dez animais com dietas isoprotéicas e isoenergéticas à base de farelo úmido de glúten de milho. Os tratamentos (T) foram compostos por: T1 dieta controle (Bagaço de Cana+ FUGM+ FGM+milho quebrado+núcleo), T2 (controle + 5,5% de Micélio), T3 (controle + 3,4% de Précoat) e T4 (controle + 4,8% de Rafinate). Os animais recebiam água ad libitum e alimentação uma vez ao dia, no período da manhã, e após 45 dias de adaptação, foram realizadas observações visuais individuais dos animais a cada cinco minutos durante 24 horas por oito dias para verificar a ingestão dos alimentos. Foram verificados dois grandes picos de ingestão durante o nictêmero:o primeiro no início da manhã, entre seis e sete horas em T1 e T2, 31.38 e 28.38 e entre sete e oito horas em T3 e T4, 24 e 32.06, respectivamente. No fim da tarde, o segundo pico de ingestão foi verificado entre dezesseis e dezessete horas em T3 (21.38) e dezessete e dezoito horas em T1, T2 e T4, 30.39, 24.06 e 27.13, respectivamente. No período entre 21:00 e 01:00 horas foi verificada uma média de 5.32 minutos hora-1 animal-1. Entre duas e cinco horas foram verificados baixos períodos de ingestão, abaixo de 2 minutos hora-1 animal-1. Concluiu-se que novilhas leiteiras mestiças confinadas ingerem alimento no período diurno, com dois grandes picos, no início da manhã e fim da tarde.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MonteiroC. P.; HermisdorffI. da C.; SilveiraA. M.; GonçalvesM. F.; FerreiraI. C. Padrão nictemeral ingestivo de novilhas mestiças leiteiras em dietas compostas de coprodutos das indústrias do milho e ácido cítrico. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 3, p. 92-92, 6 mar. 2015.
Seção
RESUMOS CONBRAVET