Análise imunoistoquímica da expressão de PCNA, BAX e Bcl-2 em córtex adrenal de cães e sua relação com o estresse prolongado gerado por doenças crônicas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

F. A. Salvagni
A. Siqueira
A. C.B.E. Maria
P. C. Maiorka

Resumo

As glândulas adrenais respondem ao estresse pela ativação dos eixos hipotalâmico-pituitário-adrenal (HPA) e simpático adrérgicomedular (SAM). O estresse sobre o organismo pode ser gerado não só por fontes externas, mas também por doenças crônicas. O aumento da liberação de adrenocorticotrofina (ACTH) leva ao aumento na produção e liberação de cortisol pelas células do córtex adrenal, além da hipertrofia e hiperplasia destas células, principalmente em estímulos prolongados. Por outro lado, algumas doenças podem estimular a apoptose nas células do córtex adrenal. O objetivo deste estudo é avaliar, através da marcação imunoistoquímica (IHQ) de PCNA, BAX e Bcl-2, a proliferação celular e a apoptose em córtex adrenal de cães que foram submetidos ao estresse prolongado por doenças crônicas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SalvagniF. A.; SiqueiraA.; MariaA. C.; MaiorkaP. C. Análise imunoistoquímica da expressão de PCNA, BAX e Bcl-2 em córtex adrenal de cães e sua relação com o estresse prolongado gerado por doenças crônicas. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 1, p. 62-62, 3 jun. 2016.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI