Análise imunoistoquímica da expressão de PCNA, BAX e Bcl-2 em córtex adrenal de cães e sua relação com o estresse prolongado gerado por doenças crônicas

Conteúdo do artigo principal

F. A. Salvagni
A. Siqueira
A. C.B.E. Maria
P. C. Maiorka

Resumo

As glândulas adrenais respondem ao estresse pela ativação dos eixos hipotalâmico-pituitário-adrenal (HPA) e simpático adrérgicomedular (SAM). O estresse sobre o organismo pode ser gerado não só por fontes externas, mas também por doenças crônicas. O aumento da liberação de adrenocorticotrofina (ACTH) leva ao aumento na produção e liberação de cortisol pelas células do córtex adrenal, além da hipertrofia e hiperplasia destas células, principalmente em estímulos prolongados. Por outro lado, algumas doenças podem estimular a apoptose nas células do córtex adrenal. O objetivo deste estudo é avaliar, através da marcação imunoistoquímica (IHQ) de PCNA, BAX e Bcl-2, a proliferação celular e a apoptose em córtex adrenal de cães que foram submetidos ao estresse prolongado por doenças crônicas.

Detalhes do artigo

Seção

SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI

Como Citar

Análise imunoistoquímica da expressão de PCNA, BAX e Bcl-2 em córtex adrenal de cães e sua relação com o estresse prolongado gerado por doenças crônicas. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 62–62, 2016. Disponível em: https://revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/31054. Acesso em: 5 dez. 2025.