Avaliação macroscópica comparada entre acarás (Geophagus brasiliensis) e tilápias como bioindicadores de poluição ambiental da represa Billings

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

I. T. Gomes
A. C.C. López
V. L.G.S. Paiva
B. Held
G. A. Quinaglia
L. R.M. Sá

Resumo

A manutenção da saúde ambiental é fundamental para o abastecimento de água aos municípios e envolve a preservação dos ecossistemas aquáticos referente tanto a quantidade, como a qualidade, da água para os seus diferentes usos. Assim, a gestão ambiental dos recursos hídricos inclui também o monitoramento por meio da análise periódica dos fatores abióticos e bióticos dos efeitos da poluição. Entre os recursos hídricos do Estado de São Paulo, a represa Billings se destaca como a maior da região metropolitana de São Paulo que abastece aproximadamente 1,2 milhões de pessoas. A água da Billings é monitorada periodicamente pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) quanto as suas características físicas e químicas e do sedimento. Diferentemente do observado em outros países americanos e também nos europeus, no nosso meio, a avaliação dos fatores bióticos utilizando peixes não tem sido realizada de forma sistemática. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GomesI. T.; LópezA. C.; PaivaV. L.; HeldB.; QuinagliaG. A.; SáL. R. Avaliação macroscópica comparada entre acarás (Geophagus brasiliensis) e tilápias como bioindicadores de poluição ambiental da represa Billings. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 1, p. 68-69, 3 jun. 2016.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI