Avaliação macroscópica comparada entre acarás (Geophagus brasiliensis) e tilápias como bioindicadores de poluição ambiental da represa Billings

Main Article Content

I. T. Gomes
A. C.C. López
V. L.G.S. Paiva
B. Held
G. A. Quinaglia
L. R.M. Sá

Abstract

A manutenção da saúde ambiental é fundamental para o abastecimento de água aos municípios e envolve a preservação dos ecossistemas aquáticos referente tanto a quantidade, como a qualidade, da água para os seus diferentes usos. Assim, a gestão ambiental dos recursos hídricos inclui também o monitoramento por meio da análise periódica dos fatores abióticos e bióticos dos efeitos da poluição. Entre os recursos hídricos do Estado de São Paulo, a represa Billings se destaca como a maior da região metropolitana de São Paulo que abastece aproximadamente 1,2 milhões de pessoas. A água da Billings é monitorada periodicamente pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) quanto as suas características físicas e químicas e do sedimento. Diferentemente do observado em outros países americanos e também nos europeus, no nosso meio, a avaliação dos fatores bióticos utilizando peixes não tem sido realizada de forma sistemática. 

Article Details

Section

SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI

How to Cite

Avaliação macroscópica comparada entre acarás (Geophagus brasiliensis) e tilápias como bioindicadores de poluição ambiental da represa Billings. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 68–69, 2016. Disponível em: https://revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/31073. Acesso em: 5 dec. 2025.