Caracterização de fatores relacionados com a decisão de compra, hábitos e preferências para o consumo de pescado entre frequentadores do Mercado Municipal de São Paulo
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este estudo foi realizado para identificar os fatores relacionados
com o consumo de pescado no Mercado Municipal Paulistano
(MMP). Para esse fim, foram entrevistadas 100 pessoas: 65 mulheres
e 35 homens. Os entrevistados responderam a um questionário,
preparado com perguntas abertas e fechadas sobre as
características gerais do consumidor e o hábito de consumo de
pescado. Os dados resultantes da pesquisa foram tabulados em
um software de edição de planilhas a partir das quais foram
construídos gráficos e tabelas. A maioria dos entrevistados era
mulher e possuía residência e origem no município de São Paulo.
Metade dos entrevistados relatou ir raramente ao mercado e os
que iam com frequência indicaram que a variedade e a qualidade
do produto são fatores importantes no MMP. Observa-se
que os fatores que mais dificultam o consumo de pescado são
o preço e a falta de hábito de consumo do produto pelos entrevistados.
Conclui-se que o Mercado Municipal é uma local com
muitas opções e com produtos de boa qualidade de pescado,
mas o alto preço e a falta de hábito do consumo são fatores que
restringem a frequência de consumo.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusica da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios instituicionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);