Caracterização de fatores relacionados com a decisão de compra, hábitos e preferências para o consumo de pescado entre frequentadores do Mercado Municipal de São Paulo

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Fernanda Maldonado
Celia Alas Rossi
Aparecida Dolores Veornes
Vanessa Aparecida Feijó de Souza
Rosely Bianca dos Santos Kuroda
Vanessa Cristinne Victor Rabaquim
Ana Julia Silva e Alves

Resumo

Este estudo foi realizado para identificar os fatores relacionados
com o consumo de pescado no Mercado Municipal Paulistano
(MMP). Para esse fim, foram entrevistadas 100 pessoas: 65 mulheres
e 35 homens. Os entrevistados responderam a um questionário,
preparado com perguntas abertas e fechadas sobre as
características gerais do consumidor e o hábito de consumo de
pescado. Os dados resultantes da pesquisa foram tabulados em
um software de edição de planilhas a partir das quais foram
construídos gráficos e tabelas. A maioria dos entrevistados era
mulher e possuía residência e origem no município de São Paulo.
Metade dos entrevistados relatou ir raramente ao mercado e os
que iam com frequência indicaram que a variedade e a qualidade
do produto são fatores importantes no MMP. Observa-se
que os fatores que mais dificultam o consumo de pescado são
o preço e a falta de hábito de consumo do produto pelos entrevistados.
Conclui-se que o Mercado Municipal é uma local com
muitas opções e com produtos de boa qualidade de pescado,
mas o alto preço e a falta de hábito do consumo são fatores que
restringem a frequência de consumo.

Detalhes do artigo

Seção

CONTROLE DE ALIMENTOS

Como Citar

Caracterização de fatores relacionados com a decisão de compra, hábitos e preferências para o consumo de pescado entre frequentadores do Mercado Municipal de São Paulo. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 38–45, 2016. DOI: 10.36440/recmvz.v14i2.31817. Disponível em: https://revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/31817. Acesso em: 5 dez. 2025.