Melhoria da qualidade do leite produzido em propriedades atendidas pelo projeto bovinocultura leiteira - cati leite do escritório de desenvolvimento rural de Itapeva, estado de São Paulo, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

F. C. M. Silva
T. B. Izidoro

Resumo

A Instrução Normativa 51 (IN n. 51), foi publicada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - MAPA em 2002 para regulamentar a produção, identidade, qualidade, coleta e transporte do leite pasteurizado e cru. Posteriormente, em 2011, foi substituída pela IN n. 62 e mais recentemente, em maio de 2016, pela IN n. 7/2016. Os produtores rurais do Sudoeste Paulista têm encontrado dificuldades para adequar o leite que produzem às exigências dessas normativas. O Projeto de Bovinocultura de Leite - CATI Leite (CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria de Agricultura do Estão de São Paulo), executado pelo Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Itapeva, desenvolveu um projeto local para conscientizar e treinar os produtores rurais participantes em técnicas para produzir leite de qualidade dentro dos parâmetros preconizados pelo MAPA. As associações são contatadas e são realizadas palestras, cursos e demonstrações de métodos para sensibilizar os produtores para a necessidade da melhoria da qualidade do leite. Nesses eventos, produtores são capacitados em técnicas de ordenha, higienização do úbere, higienização dos utensílios e equipamentos que entram em contato com o leite e em medidas para o controle de mastites. Utiliza-se o relatório da qualidade do leite que é enviado pelo laticínio aos produtores como ponto de partida para ser efetuada uma avaliação da situação e, após a introdução das medidas corretivas, os resultados dos relatórios são monitorados até atingirem a faixa preconizada pela I.N n. 7/2016. De 2010 a 2016 já foram realizados 21 eventos, entre cursos, palestras e demonstrações dose métodos em seis municípios da regional, além do acompanhamento individual de todos os produtores que participam do Projeto de Bovinocultura de Leite – CATI LEITE do EDR de Itapeva. Até o momento, o projeto tem permitido que produtores participantes adquiram condições de produzir leite dentro dos parâmetros preconizados pela IN n. 7/2016, resultando, em alguns casos, em ganhos extras gerados pelo pagamento por qualidade que alguns laticínios praticam. Isso propicia o aumento de renda e, consequentemente, melhor qualidade de vida para os produtores de leite da agricultura familiar do Sudoeste Paulista.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SilvaF. C. M.; IzidoroT. B. Melhoria da qualidade do leite produzido em propriedades atendidas pelo projeto bovinocultura leiteira - cati leite do escritório de desenvolvimento rural de Itapeva, estado de São Paulo, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 60-60, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE