Gênero Arcobacter e Saúde Pública: revisão sobre sua importância na saúde humana, principais vias de transmissão e patogenicidade

Conteúdo do artigo principal

Lauren Machado Moreira
Júlia Rosin da Silva
Débora Rodrigues Silveira
Cláudio Dias Timm

Resumo

É apresentada uma revisão de literatura sobre o gênero Arcobacter, tratando da sua ocorrência determinando  doença em humanos, da sua presença no meio ambiente e em alimentos de origem animal contaminados, bem como dos seus prováveis fatores de patogenicidade. Estes microrganismos estão dispersos no meio ambiente, sendo comumente encontrados em animais de produção e produtos de origem animal. Já foram descritos surtos decorrentes da infecção humana a partir do consumo de carne de frango, suína e leite contaminados. Este agente, além de possuir fatores de adesão e invasão para colonizar o trato gastrintestinal, produz citotoxinas que induzem o organismo do hospedeiro à resposta inflamatória.

Detalhes do artigo

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA E SAÚDE ANIMAL

Como Citar

Gênero Arcobacter e Saúde Pública: revisão sobre sua importância na saúde humana, principais vias de transmissão e patogenicidade. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 19, n. 1, 2021. DOI: 10.36440/recmvz.v20i1.38112. Disponível em: https://revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/38112. Acesso em: 19 jul. 2025.