Determinação dos valores séricos de ureia e creatinina em cavalos brasileiro de hipismo clinicamente sadios da cidade de salvador, Bahia

Main Article Content

Francilene Silva Santos
José Eugênio Guimarães
Paulo Ferreira Matos
Geyanna Dolores Lopes Nunes
Ticianna Conceição Vaconcelos

Abstract

O cavalo Brasileiro de Hipismo (BH) foi criado na década 70 e sua associação foi fundada em 1977. Desde então vem se firmando como uma raça de tendências mundiais para o hipismo. Muito embora a literatura estudada seja escassa, os trabalhos têm demonstrado a importância da determinação de ureia e creatinina, no diagnóstico e prognóstico das enfermidades renais, refletindo a regulação e excreção de produtos terminais do metabolismo orgânico. Assim, o presente estudo determinou os níveis séricos de ureia e creatinina em equinos clinicamente sadios da raça BH na cidade de Salvador-BA. Foram coletadas amostras de sangue (soro) de 66 cavalos BH clinicamente sadios, dos quais 44 machos e 22 fêmeas, com idade entre cinco e 18 anos, peso entre 340 a 495 quilogramas, procedentes do Esquadrão da Polícia Montada da PMBA. A metodologia empregada para a análise da ureia foi a da urease modificada com reação de ponto final, enquanto que para a creatinina foi utilizado o método Cinético-Jaffé modificado (Kit comercial Dolles®). Os resultados obtidos foram submetidos à análise estatística descritiva simples e a diferença entre os sexos foi comparada pelo teste t de Student, com nível de significância de 5% (p<0,05). A média geral de ureia foi 29,89mg/dl, com desvio padrão (DP) de 5,92, enquanto a de creatinina foi 1,5mg/dl (DP 0,22). A média de ureia para machos e fêmeas foi, respectivamente, 30,20mg/dl (DP 5,86) e 29,26mg/dl (DP 6,13), já para a creatinina foi de 1,53mg/dl (DP 0,22) e 1,45mg/dl (DP 0,22). Considerando-se a estatística aplicada não houve diferença significativa (p>0,05) entre sexos para os parâmetros analisados. Os valores encontrados de ureia e creatinina séricas em equinos adultos da raça BH poderão ser usados como os de normalidade para monitorar animais enfermos, considerando-se as condições e protocolo instituídos.

Article Details

How to Cite
SantosF. S.; GuimarãesJ. E.; MatosP. F.; NunesG. D. L.; VaconcelosT. C. Determinação dos valores séricos de ureia e creatinina em cavalos brasileiro de hipismo clinicamente sadios da cidade de salvador, Bahia. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 11, n. 3, p. 71-71, 11.
Section
CONBRAVET ABSTRACTS