Ph e eletrólitos de equinos em treinamento de concurso completo de equitação submetidos a teste em esteira de alta velocidade

Main Article Content

G. F. Oliveira
B. G. Souza
J. M. Santiago
L. L.F. Silva
C. O. Sirotsky
A. C.T. Miranda
F. Q. Almeida

Abstract

O objetivo desse estudo foi avaliar o pH e as concentrações sanguíneas de potássio, sódio, cálcio ionizado e cloreto em equinos de Concurso Completo de Equitação (cce) submetidos a treinamento, utilizando-se teste em esteira de alta velocidade. O experimento foi conduzido na Escola de Equitação do Exército, no Rio de Janeiro. Foram utilizados 16 equinos mestiços, cinco a 17 anos de idade, machos castrados e fêmeas, com peso entre 420 e 541 kg. O delineamento foi inteiramente casualizado em parcelas subsubdividas, constituídas por quatro grupos experimentais, cada grupo com quatro equinos, utilizando como fontes de variação a idade e o histórico anterior de treinamento em cce: o Grupo I, com equinos entre cinco a sete anos sem experiência em cce; o Grupo II, com equinos entre 12 e 17 anos sem experiência em cce; o Grupo III, com equinos entre cinco e oito anos que treinaram cce anteriormente; e o Grupo IV, com equinos entre oito a dez anos competidores de cce. As subparcelas foram constituídas pelos testes de exercício progressivo em esteira na fase inicial (teste i) e na fase final (teste ii) do treinamento e as subsubparcelas, pelos tempos de avaliação e coletas em cada teste. Durante os testes, a esteira esteve inclinada em quatro graus. Foi realizado aquecimento de três minutos a passo (1,7 m/s) e cinco minutos ao trote (4,0 m/s), seguido de cinco minutos de galope progressivo, aumentando-se a velocidade em 1 m/s a cada minuto, utilizando-se 6, 7, 8, 9 e 10 m/s, seguido de 15 minutos de recuperação a passo (1,7 m/s). Para a análise hemogasométrica, foi coletada uma amostra sanguínea basal antes do teste através da punção da veia jugular, sendo imediatamente analisada utilizando-se hemogasômetro portátil I-Stat (Roche®) e cartuchos eg7+ (Roche®) com correção da temperatura corporal após aferição por via retal simultânea à coleta sanguínea. Durante os quinze segundos finais do último galope, foi coletada a segunda amostra para hemogasometria, sendo imediatamente analisada corrigindo a temperatura corporal para o valor médio de 40°C. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias, comparadas pelo teste de Scott Knott a 5%, utilizando o saeg. Não houve diferença significativa (p>0,05) entre os grupos nos valores de pH, concentrações sanguíneas dos íons potássio, sódio, cálcio ionizado e cloreto. Houve redução do pH sanguíneo imediatamente após o último galope, e menores valores foram observados após o segundo teste. Houve redução nas concentrações sanguíneas dos íons cálcio, sódio e potássio imediatamente após o último galope, sem diferenças antes e após o treinamento. Houve redução na concentração sanguínea dos íons cloreto com o treinamento, sem alterações antes e após os testes. 

Article Details

How to Cite
OLIVEIRA, G. F.; SOUZA, B. G.; SANTIAGO, J. M.; SILVA, L. L.; SIROTSKY, C. O.; MIRANDA, A. C.; ALMEIDA, F. Q. Ph e eletrólitos de equinos em treinamento de concurso completo de equitação submetidos a teste em esteira de alta velocidade. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 9, n. 1, p. 74-75, 11.
Section
CABALLIAN ABSTRACTS