Avaliação da correlação entre a diferença esperada na progênie (dep) para circunfer ência;escrotal (ce ) de touros nelores e as características ovarianas em suas progênies

Main Article Content

Alana Santana Carvalho
Antonio de Lisboa Ribeiro Filho
Marcos Chalhoub Coelho Lima
Rodrigo Freitas Bittencourt
Alexandra Soares Rodrigues
Marcus Vinícius Galvão Loiola

Abstract

A Diferença Esperada na Progênie (DEP) para circunferência escrotal (CE) é uma das características mais utilizadas em programas de melhoramento para a composição dos índices de seleção de touros, visando elevar a eficiência reprodutiva. Dessa forma, o presente trabalho avaliou a correlação da DEP para CE de touros Nelore, com a contagem de folículos antrais (CFA) e o diâmetro ovariano de fêmeas progênies. Para tanto, foram sincronizadas 480 fêmeas Nelore por meio da inserção de um dispositivo intravaginal de progesterona (P4), associado à aplicação de 2,0mg de Benzoato de estradiol por via intramuscular (IM), em um dia aleatório do ciclo estral, denominado dia zero (D0). O monitoramento da população folicular antral e do diâmetro ovariano foi realizado no dia quatro (D4) do protocolo de sincronização. Os ovários foram avaliados por ultrassonografia transretal, sendo realizada a determinação da CFA presente em ambos os ovários por meio contagem dos folículos antrais ≥3mm de diâmetro, assim como a mensuração do diâmetro ovariano. Para a verificação da DEP para CE dos reprodutores, foi utilizado o Sumário de Touros da Raça Nelore 2013, desenvolvido pelo programa de melhoramento genético da Raça Nelore da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Os dados foram processados com o Statistical Package for Social Science (SPSS, versão 19) e correlacionados empregando-se o coeficiente de correlação de Pearson. Observou-se baixa correlação (R= - 0,081), negativa e não significativa (P= 0,337) entre DEP para CE dos touros e a CFA de suas progênies. De forma semelhante, também foi verificada uma baixa correlação (R= -0,153), negativa e não significava (P= 0,179) entre a DEP para CE dos reprodutores e o diâmetro ovariano em suas progênies. Conclui-se que a DEP para CE de touros Nelores não possui correlação com a CFA e com o diâmetro ovariano das progênies, sugerindo que essas características avaliadas nas progênies são influenciadas por outros fatores, não genéticos.

Article Details

How to Cite
CarvalhoA. S.; Ribeiro FilhoA. de L.; LimaM. C. C.; BittencourtR. F.; RodriguesA. S.; LoiolaM. V. G. Avaliação da correlação entre a diferença esperada na progênie (dep) para circunfer ência;escrotal (ce ) de touros nelores e as características ovarianas em suas progênies. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 12, n. 1, p. 54-54, 24 Oct. 2014.
Section
CONBRAVET ABSTRACTS