Efetividade da implementação de boas práticas de ordenha sobre contagem de células somáticas (CCS) e contagem bacteriana total do leite (CBT) em rebanhos mestiços localizados em região semiárida do estado de Minas Gerais, Brasil

Main Article Content

S. J. Oliveira
A. C. Almeida
R. R. Wenceslau
M. H. F. Morthé
C. R. Oliveira
F. E. G. Silva
J. W. G. Lima
P. H. B. B. Maia

Abstract

Selecionaram-se seis produtores de leite de municípios localizados no norte de Minas Gerais. As propriedades utilizavam o sistema semi-intensivo, com alimentação à base de pastagens para estação chuvosa, e silagem de sorgo para o período de seca. A ordenha era realizada duas vezes ao dia, por meio de ordenha mecânica do tipo “balde ao pé” sem bezerro. Durante o período de janeiro/2008 a dezembro/2012 foram coletadas 1.440 amostras de leite total do rebanho. As amostras foram coletadas mensalmente e encaminhadas a um laboratório credenciado pelo MAPA para realização de análises de contagem de células somáticas (CCS) e contagem bacteriana total do leite (CBT). Em cada propriedade foi aplicado um questionário no início do período de avaliação e depois a cada ano, abordando medidas visando ao controle, à prevenção da mastite e à redução da CCS e CBT. As boas práticas de ordenha foram implantadas e os valores dos dois indicadores (CCS e CBT) foram comparados ao longo do período de cinco anos. Em todas as fazendas, a análise de regressão revelou a existência de redução significativa de CBT ao longo dos anos trabalhados. As práticas que tiveram associação com valores de CBT <100.000 /mL analisadas pelo teste de qui-quadrado (p<0,05) foram a retirada dos primeiros jatos de leite uso do pré-dipping, secagem dos tetos com papel toalha, tempo de contato de produto pré-dipping nos tetos de 30 segundos, uso de pós-dipping, adoção de linha de ordenha, detecção de mastite clínica diariamente e descarte de animais com mastite crônica. No período de estudo, a CCS manteve-se constante em três fazendas que já apresentavam contagens abaixo de 200.000/mL, em uma fazenda houve redução e em outra houve aumento de contagem. Os dados foram analisados estatisticamente por análise de regressão. Práticas de manejo de ordenha adequado apresentaram associação com CCS pelo teste de qui-quadrado (p<0,05), sendo as mesmas citadas para CBT e também o uso de terapia da vaca seca, acompanhamento de animais com ferimentos em tetos, a retirada de fezes do estábulo na hora da ordenha e da área de alimentação, o uso de água tratada na ordenha, ausência de barro próximo aos bebedouros e treinamento dos funcionários. Os resultados evidenciam a efetividade da implementação de boas práticas em rebanhos mestiços em região semiárida. 

Article Details

How to Cite
OLIVEIRA, S. J.; ALMEIDA, A. C.; WENCESLAU, R. R.; MORTHÉ, M. H. F.; OLIVEIRA, C. R.; SILVA, F. E. G.; LIMA, J. W. G.; MAIA, P. H. B. B. Efetividade da implementação de boas práticas de ordenha sobre contagem de células somáticas (CCS) e contagem bacteriana total do leite (CBT) em rebanhos mestiços localizados em região semiárida do estado de Minas Gerais, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 14, n. 3, p. 70-70, 21 Dec. 2016.
Section
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE