Ocorrência de suspeitas de zoofilia no atendimento clínico médico-veterinário em Marília/SP no período de 2018-2019: maus-tratos velado e negligenciado

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Elma Pereira dos Santos Polegato
Isabela Baroni Teixeira
Mariana Vieira Angeli
Jéssica Pesqueira Paié

Resumo

O relacionamento entre homens e animais é uma entidade complexa iniciada com a domesticação dos animais e mantida até hoje graças aos efeitos positivos na saúde e comportamento humanos. A melhora psicológica e emocional das pessoas que convivem com animais de estimação, têm sido associada à melhoria na qualidade de vida e ao convívio social em geral. Porém, esse relacionamento nem sempre foi ético e ambientalmente correto, pois no cotidiano observam-se arbitrariedades praticadas pelo homem que aniquilam a dignidade dos animais, geralmente indefesos, promovendo todas as modalidades de abusos, maus-tratos e crueldade. O Brasil possui leis de amparo aos crimes praticados contra abuso e maus-tratos aos animais e dentre os vários tipos de maus-tratos existe a zoofilia ou bestialismo, prática do ato sexual pelo ser humano com animais de outras espécies. O presente trabalho levantou dados na prática clínica médico-veterinária em Marília (SP) quanto ao atendimento de casos suspeitos de zoofilia e discute aspectos psicológicos, culturais sobre a legislação que trata do tema. A metodologia adotada foi a aplicação de um questionário com questões abertas e de múltipla escolha a clínicos médicos-veterinários em atividade no município de Marília, estado de São Paulo, Brasil, e a revisão do assunto nos últimos cinco anos. A análise das informações obtidas com 50 médicos-veterinários, no período de setembro de 2018 a março de 2019, apresentou 54% de relatos de atendimento com suspeita de zoofilia com maior frequência em fêmeas, incluindo cães, equinos, pequenos ruminantes e ruminantes. Finalmente, é discutida a importância social do estabelecimento de um tipo penal específico para a bestialidade como o primeiro passo para construção de uma sociedade mais justa e menos maléfica e violenta, destacando-se também que as pessoas que praticam zoofilia necessitam ser devidamente tratadas por um profissional competente, pois essa prática é um grave problema psicológico.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PolegatoE. P. dos S.; TeixeiraI. B.; AngeliM. V.; PaiéJ. P. Ocorrência de suspeitas de zoofilia no atendimento clínico médico-veterinário em Marília/SP no período de 2018-2019: maus-tratos velado e negligenciado. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 19, n. 1, 27 out. 2021.
Seção
CLÍNICA VETERINÁRIA DE PEQUENOS ANIMAIS